O que é exterogestação?

O que é exterogestação?

Você sabe o que é exterogestação? Literalmente quer dizer gestação fora do útero e é uma necessidade dos bebês menores de 3 meses.

👶🏻 Sabemos que os bebês nascem com o cérebro imaturo e levam um tempo para “entenderem “que nasceram e estão fora da barriga.

⏳ Esse período dura uma média de 12 semanas, nos bebês a termo (> 37 sem), que é o tempo necessário para que o cérebro do feto amadureça para um cérebro de bebê. Isso acontece fora da barriga, após o nascimento.

👶🏻O recém nascido apresenta reflexos musculares com agitação de braços e pernas e movimentação descoordenada, além disso não possuem consciência dos limites do corpo. Dentro da barriga é mais apertadinho. Ao nascer os pequenos se sentem ‘soltos’ e essa sensação é desconhecida e angustiante.

👶🏻 O bebê vai se sentir seguro quando a família repetir as sensações que ele vivia dentro do útero. Lá dentro é colo 24h, balanço, contenção amorosa, barulho dos órgãos internos da mãe, temperatura e luminosidade adequadas. Após o nascimento o recém nascido se sente inseguro, chora e se estressa. Para transmitir segurança nessa transição ao mundo externo ajuda muito reproduzir as sensações conhecidas intrautero: contenção amorosa, colo, movimento, ruído branco (chiado intenso). Alguns artifícios ajudam bastante na criação desse ambiente aconchegante: charutinhos seguros, carregadores específicos para idade, ofurô para banho relaxante, ninhos seguros, aplicativos de ruído branco. A família precisa saber que o colo e o contato humano são necessidades fisiológicas e que oferecer sem restrições sempre que a criança precisar vai trazer segurança e confiança ao bebê.

Um recém nascido que se sinta seguro tem mais chance de mamar e dormir melhor e deixar toda a família mais relaxada e feliz.

Texto de Renata Lamano (@recarol), Pediatra e Neonatologista

#lumosresponde #exterogestacao#recemnascido #puerperio #pediatria#puericultura