A Personalidade do bebê e o desenvolvimento motor

A Personalidade do bebê e o desenvolvimento motor

Sim, meus amigos, a personalidade do bebê afeta o desenvolvimento motor. Aliás, vamos ser honestos, afeta TODOS os aspectos do desenvolvimento, não só o motor.

E por personalidade eu quero dizer todas as características individuais desse serzinho. Isso é bastante evidente quando temos mais de um filho, porque vemos como, em condições similares, cada um tem sua própria trajetória.

Vou dar alguns exemplos: algumas crianças são verdadeiros furacões, gostam de atividades mais vigoras, têm grande necessidade de movimento e buscam ativamente por eles; outras preferem atividades mais calmas, de introspecção, como leituras, pinturas, tarefas manuais.

Claro que essas diferenças não são evidentes quando são bebês de pouco meses, mas será que já não vai impactar em como as aquisições motoras vão se dar? Quais os incentivos externos vão ser mais favoráveis para cada bebê?

O primeiro bebê PODE ser mais rápido nas aquisições motoras grossas. O segundo bebê PODE evoluir mais rapidamente na motricidade fina ou linguagem.

Decidi trazer essa reflexão porque vejo muita massificação nas orientações, principalmente nas redes sociais. Claro, não conseguimos ser específicas aqui, mas vale refletir que os estímulos podem não ser tão legais para todos os bebês. OLHAR e CONHECER o bebê é necessário! As preferências podem ser grandes facilitadores do movimento, quando sabemos como aplicar. Mas as atividades de mais resistência também são importantes e podem ser estimuladas. Para isso, vale pensar melhor horário, ter mais paciência e mais constância.

Somos seres complexos e vastos! Nossos bebês também. Cada um de um jeitinho.

Você já tinha para do para pensar nisso? Me conta!