Qual método anticoncepcional mais eficaz?

Qual método anticoncepcional mais eficaz?

Sempre que vamos falar de métodos anticoncepcionais (MAC) devemos falar de índice de falha, porque queremos o melhor método, mais fácil de usar levando em consideração a vida do casal e o que tem melhores resultados.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) possui um índice para avaliação da eficácia dos métodos anticoncepcionais: o índice de Pearl. Como podemos observar na tabela avaliamos o MAC de acordo com seu uso perfeito e o uso rotineiro do método.

Sempre digo que quanto mais “a maluca da pílula” a mulher for mais perto do índice perfeito ela estará. Para os métodos que não precisam da ação humana esses índices são muito próximos. Então todo MAC tem falha prevista, mesmo que seja usado religiosamente. Isso sempre assusta as pessoas pois mesmo os MAC considerados definitivos e esterilizadores como a laqueadura tubária e a vasectomia podem falhar. A decisão do melhor método deve avaliar inicialmente qual dos dois fará uso do MAC. Se for a mulher se ela pode e/ou quer fazer uso de hormônios ou não.

Qual o planejamento familiar do casal, quantos filhos e em quanto tempo se quer te-los. Devemos avaliar a adesão correta ao MAC, se a pessoa se esquece de tomar os comprimidos, se o casal se lembra e usa a camisinha corretamente e assim por diante.

O médico sempre deve estar aberto a re-discutir o MAC usado pelo casal adequando às mudanças da vida e das vontades.



Texto por @anathaismd, Ginecologista e Obstetra

#metodoanticoncepcional#ginecologia #diu#pilulaanticoncepcional#anticontraceptivos