14 mar Bebês na praia
Bebês na praia, vamos lá:
⛱ Pode?
Pooooode, claro!! Onde já se viu praia ser um lugar ruim? É uma maravilha! Ventinho no rosto, solzinho, banho de mar… Que delícia! Com bebês não seria diferente. Precisamos só fazer umas pequenas adaptações.
⛱ HORÁRIO
O ideal é o famoso “antes das 10h e após as 16h”. Praia com bebezinho não pode ter sol muito forte, porque mesmo que ele não esteja diretamente no sol, tem o mormaço.
⛱ PROTETOR SOLAR
Bebês abaixo de 6 meses não devem usar protetor solar. Hoje em dia tem tanta alternativa com fator de proteção, como por exemplo as roupinhas de surfista, chapéus, bonés, até cabaninha tem! Para os maiores, passar protetor a cada 2h.
⛱ AREIA
Bebezinho menor de 6 meses direto na areia? Pra que, minha gente?! Põe uma canga e deixa o menino em cima! Se o bebê já souber sentar, vale a experiência sensorial.
Ps: avaliar se a areia da praia é OK. Cuidado com coisas que possa arranhar ou machucar os bebês.
⛱ COMIDA DA PRAIA
Na dúvida, leve a comidinha do seu bebê. Não sabemos sobre a conservação e higiene dos alimentos de barracas. Bebês em aleitamento exclusivo não precisam beber água, é só tacar leite neles. Bebês que já bebem água: bebam!
⛱ BANHO DE MAR
Aí temos polêmica..! Bebezinhos a partir de 3 meses podem molhar os pés no mar e só. Se a água estiver gelada, melhor não. Acima de 6 meses, em condições favoráveis (mar calmo, água em temperatura ok..) dá pra brincar na beirinha. Lembrem de lavar os bebês com água doce logo após, ok?! Água do mar é bom pra tirar quebranto (risos).
⛱ VENTO
Vento é bom e gostoso se não for ventania. “Como é que eu sei se é ventania?”. Simples: se o seu cabelo voar, que nem propaganda de shampoo, é ventania!
Boa praia a todos!
Dra Vania Gato – pediatra e neonatologista da Lumos Cultural