
17 jan Bebê que nasceu de PD precisa de teste da linguinha?
A resposta objetiva é SIM!
Desde 2014 todos os bebês que nascem no Brasil precisam realizar teste da linguinha, uma avaliação neonatal prevista em lei federal, responsável por diagnosticar anquiloglossias (as populares línguas presas) que podem interferir na amamentação. Nos hospitais este protocolo é obrigatório. Para os bebês que nascem em partos domiciliares esta avaliação também deve ser feita, assim como os demais testes neonatais como teste da orelhinha, do pesinho, do coraçãozinho…
Mas aí quem faz esta avaliação o Mel?
Resposta: Eu! ♀️ Sim, euzinha! Como Fonoaudióloga e Consultora Internacional em Lactação IBCLC sou habilitada a realizar este teste.
Esta avaliação faz parte da consulta de amamentação completa com avaliação fonoaudiológica domiciliar. Não precisa ser realizada imediatamente após o parto. Minha sugestão é que seja feita a partir do 2o ou 3o dia de vida do bebê. Então se você está planejando um parto domiciliar e está em busca de uma Consultora de Amamentação para te apoiar nos primeiros dias, cogitar a Consultoria com uma Fonoaudióloga IBCLC já otimiza essa avaliação já que neste caso a realização do teste da linguinha pode ser feita na mesma consulta.
Você sabia desta informação? Marque nos comentários uma mãe que esta planejando parto domiciliar.