
03 dez UNHAS DE RECÉM NASCIDOS: CUIDADOS BÁSICOS
Bebê já nasce de unha comprida, né?!
E aí já começa a se arranhar nos primeiros dias de vida, os pais ficam aflitos mas também tem medo de cortar errado, machucar o bebê, e acabam colocando luvinhas. Então, vamos lá,
dica número 1: Não usem luvas no bebê!!!!!! Bebês têm as extremidades mais frias, isso é normal e esperado. É importante que o bebe tenha essa experiência tátil com as mãos.
2: As unhas do RN são muito molinhas e esses arranhões duram poucas horas na pele. Dentro da barriga isso já acontecia e a gente não tava nem aí.
3: Lixa de unha é bem legal, mas muito cuidado, você pode acabar lixando o dedinho do bebê. Tem que ser uma lixa macia e a unha tem que estar comprida o suficiente pra conseguir lixar
4: Tesourinha/cortador: a mesma coisa, a unha tem que estar minimamente comprida pra evitar beliscar a pele do bebê.
5: Ao cortar, sempre cortar reto e lixar as pontinhas, nunca cortar curvado, pois a unha pode encravar.
6: Bebê tem as unhas do pé enterradas mesmo e é uma dificuldade. Não mexa nos cantinhos, só corta reto e lixa a lateral.
7: No caso de unha encravada, que é super frequente, sempre conversem com a pediatra. Evitem mexer.
8: Nos primeiros dias, vamos aceitar as unhas do bebê e deixar que ele tenha acesso às mãos. Não separe os melhores amigos. As mãos são a referência dos bebês, dão conforto e acalmam.
9: Já na primeira semana a gente consegue lixar ou cortar as unhas. Não fiquem aflitos. Às vezes da até pra tirar com a mão, de tão molinha que a unha é.
10: NÃO É PRA ROER AS UNHAS DO BEBÊ!! A boca é um lugar mega contaminado e isso por causar infecção.