Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e será feriado nacional pela primeira vez nesse ano de 2024. Essa data tem como objetivo relembrar a luta dos movimentos negros contra a escravidão e a opressão.

A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que teria sido capturado e morto em 1695. O Quilombo dos Palmares foi o maior da história do Brasil e ficava na Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas.

A Consciência Negra é um conceito que envolve o reconhecimento e valorização da cultura negra, da luta dos negros e das suas contribuições para a sociedade. Também é importante para tomar consciência dos problemas causados pelo racismo.

Segundo a pesquisa Nascer no Brasil, mulheres negras possuem maior risco de ter um pré-natal inadequado, realizando menos consultas do que o indicado pelo Ministério da Saúde; têm maior peregrinação entre maternidades, buscando mais de um hospital no momento de internação para o parto; e frequentemente estão sozinhas, com ausência de acompanhante durante o parto.

O Dia da Consciência Negra é uma ocasião para refletir sobre a desigualdade racial e as injustiças que ainda persistem na sociedade brasileira. É também um momento para celebrar a cultura afro-brasileira e reforçar a luta pela igualdade e equidade racial.