TERROR NOTURNO: O que é, causas e como tratar?

TERROR NOTURNO: O que é, causas e como tratar?

 

Você já viu seu filho acordar chorando ou gritando no meio da noite, mas parecia estar “dormindo”? Isso pode ser terror noturno, um distúrbio de sono que assusta, mas é relativamente comum em crianças pequenas.

Principais causas: O terror noturno costuma estar ligado a imaturidade do sistema nervoso e fatores como estresse, rotina agitada, cansaço excessivo e até mesmo a falta de uma rotina regular de sono. Algumas crianças podem ser mais sensíveis a mudanças, como início da escola, ou até a mudanças na rotina familiar.

Como lidar: Mantenha a calma e evite acordar a criança. Apenas dê carinho e conforto no momento da crise. A tentativa de acordar piora a confusão mental e a agressividade. Garanta uma rotina tranquila antes de dormir e um ambiente seguro e aconchegante. Em geral, o episódio passa sozinho e, no dia seguinte, a criança não se lembra de nada.

Se os episódios forem frequentes ou muito intensos, é sempre bom conversar com o pediatra. Assim, vocês podem juntos entender o que está acontecendo e encontrar as melhores formas de ajudar seu filho a ter noites mais tranquilas.