TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BEBÊ CHIADOR

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BEBÊ CHIADOR

Será que é normal o bebê chiar ao respirar? Não.

O chiado pode ser causado por uma variedade de razões, e o mais importante é observar e entender o padrão deste chiado. É constante? Ocorre apenas durante o sono ou momentos de esforço? Estas informações são fundamentais para avaliar se é um caso de bebê chiador.

Além de chiados e sibilos, o bebê pode apresentar tosse persistente, dificuldade para respirar e cansaço durante as mamas.

Geralmente, esta condição acontece por decorrência de infecções respiratórias virais, história familiar de asma ou alergias, prematuridade e exposição ao tabaco. O diagnóstico é feito por avaliação clínica, exame físico e histórico médico.

A causa e a gravidade dos sintomas são o que definem o tipo de tratamento, que pode incluir medicamentos, controle de alérgenos, uso de umidificadores e não exposição do bebê a fumaça de cigarro e outros irritantes respiratórios.

É fundamental procurar atendimento médico imediatamente se houver dificuldade respiratória, febre, recusa alimentar ou irritabilidade extrema. Se o bebê apresentar 3 ou mais episódios de chiado ou um episódio grave com internação é preciso procurar o pneumopediatra.

Lembre-se: cada bebê é único e tem necessidades individuais. Conte comigo para cuidar do seu bebê como ele merece! ‍⚕

Dra. Isabel Buratto
Pediatra, pneumologista e especialista em Medicina do Estilo de Vida
RQE Nº: 31588 | RQE Nº: 315881