CONSTIPAÇAO EM CRIANÇAS

CONSTIPAÇAO EM CRIANÇAS

A constipação é uma queixa muito comum entre as crianças. É caracterizada por dor ou dificuldade para evacuar associada a fezes endurecidas e de grande calibre, evacuações pouco frequentes (menos de 3 por semana) e dor abdominal que as vezes pode ser acompanhada por perda involuntária de fezes na roupa.
Em 95% das vezes não há uma causa orgânica para a constipação, que é chamada de funcional e está associada ao comportamento da criança em “segurar” a vontade de evacuar, fazendo com que as fezes fiquem cada vez mais endurecidas.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a aliviar e prevenir a constipação em crianças:

  • Dieta saudável : Encoraje seu filho a beber água e consumir alimentos ricos em fibra para ajudar a mover os alimentos através do sistema digestivo e formar fezes mais macias.
  • Movimento é Vida ‍♂️: Atividade física regular ajuda a estimular a digestão e pode aliviar a constipação. Encoraje brincadeiras ativas e esportes.
  • Rotina Regular ⏰: Estabeleça um horário regular para ir ao banheiro, preferencialmente após as refeições, para ajudar a criar um hábito saudável de evacuação.
  • Trono ou troninho ?: O vaso sanitário deve ser adaptado para o tamanho da criança, com assento redutor e apoio para os pés. O pinico pode ser uma opção de transição.
  • Paciência e Apoio ❤️: A constipação pode ser estressante para a criança. Ofereça suporte e compreensão, evitando pressioná-la durante o processo de evacuação.

Lembre-se, se a constipação persistir ou se você estiver preocupado com a saúde do seu filho, é importante consultar um gastropediatra para orientação e tratamento adequados.