Isabel Carolina Buratto

 

Isabel se formou em medicina em 2003 pela Faculdade de Medicina do ABC. Quando começou a faculdade não imaginava que faria pediatria,  mas quando fez o internato foi por ela que se apaixonou. Fez a residência de Pediatria na Santa Casa e pneumopediatria no Instituto da Criança, onde continua até hoje como médica assistente do departamento de pneumologia pediátrica no setor de saúde suplementar. 

Nos seus planos estavam mestrado e doutorado com tema escolhido e projeto pronto mas, meu marido – na época namorado – queria uma mudança. Então decidimos nos casar e mudamos para Nova York, onde ele foi fazer o MBA pela Universidade de Columbia e eu um estágio no New York hospital pela Universidade de Cornell. A idéia era fazer um estágio só em pneumopediatria, mas surgiu a oportunidade de fazer também na UTI neonatal.

Foram meses incríveis e muito enriquecedores e aí algo mais incrível ainda aconteceu. Ela descobriu que estava grávida. Estava grávida de uma menina e morando em Nova York, era só felicidade … Mas com 26 semanas de gestação, sua bolsa rompeu e duas semanas depois sua filha nasceu em um parto cesárea de urgência com 870 gramas. De médica estagiária da UTI passou a ser mãe de um prematuro extremo… Foram tempos difíceis mas de muito aprendizado. Aqueles 74 dias de UTI mudaram para sempre a sua vida, a maneira como encara a medicina, seus pacientes e principalmente seus pais. 

Hoje sua filha já esta com 7 anos e mais 2 filhos, com quem aprende muito todos os dias. “Aprendi que ser médica vai além de saber diagnosticar e tratar doenças: é preciso saber ouvir, acolher e respeitar as diferenças. Descobri que ser mãe é sentir o maior amor do mundo mas é também sentir medos e dúvidas é tentar controlar e planejar algo incontrolável.”

Na Lumos encontrou profissionais focados nas crianças e em suas famílias, um local onde todos se sentem acolhidos, onde a medicina é praticada com amor e respeito.