Sulene Pirana

 

Sulene desde criança já sabia que queria ser médica, nunca teve dúvidas quando faziam a clássica pergunta “O que você vai ser quando crescer?”. Outro sonho era ter filhos, e gêmeos! Realizou seu primeiro sonho fazendo medicina na Santa Casa de São Paulo. Gostava muito de crianças e de cirurgia e pensava em fazer cirurgia pediátrica, mas no sexto ano conheceu melhor a otorrinolaringologia e se apaixonou, pois conseguia conciliar clinica, atendimento de crianças e adultos e avaliação da linguagem e comunicação. “Isto me fascinava, pois vinha de encontro ao meu desejo de acompanhar o desenvolvimento infantil, pois quando criança tive problemas de fala e fiz tratamento com médico foniatra. Decidido minha especialidade prestei as provas de residência médica e entrei na USP, onde fiz minha residência e também doutorado.”

Porém, o fascínio pelo desenvolvimento da linguagem e aprendizagem fez com que ela procurasse paralelamente a residência e a formação em foniatria, e assim conheceu os foniatras Mauro Spinelli, Alfredo Tabith e Fernando Leite da DERDIC, clinica escola da PUC-SP, que generosamente a acolheram e a orientaram na formação desta área de atuação. “A foniatria me abriu um mundo fascinante de atuação interdisciplinar, aprendendo a dialogar, trocar experiência com fonoaudiólogos, psicólogos, psicanalistas, neuropsicólogos, pediatras, psiquiatras, neuropediatras…  todos que atuam no desenvolvimento infantil.”. Mas não deixava de se intneressar pelo atendimento dos adultos e isso a levou a sua segunda área de atuação: a Medicina do Sono. Dormir bem é fundamental, alimenta o corpo e a alma.

Tornou-se então professora de foniatria e durante suas palestras junto aos pediatras conheceu a Dra. Vania Gato, que a convidou para conhecer a Lumos cuja proposta de trabalho me deslumbrou e assim entrou na equipe da casa.

“Ah… realizei meu outro sonho também, tenho 4 filhos, agora adolescentes incluindo os gêmeos (um casal!). Pude experimentar a maternidade de formas diferentes, através da adoção e da gestação e posso afirmar que todas elas são experiências fascinantes! Sou apaixonada pela minha família e por minha profissão!”