Edi Cardoso

 

Olá, sou Edilaine Cardoso, mas pode me chamar de Edi, atriz, fisioterapeuta e doula.

Integrante da Companhia do Miolo, cia de teatro de rua da cidade de São Paulo desde 2005, como atriz, preparadora corporal e arte educadora. De 2014 a 2018 foi artista colaboradora no …AVOA! Núcleo artístico, como criadora e intérprete em dança. Atualmente compõe o quadro de professores da Oficina de Atores Nilton Travessos ministrando aulas de corpo e voz. “Eu costumo me apresentar desta forma para que você compreenda como fui construindo minha trajetória profissional e como essas experiências moldam a pessoa que hoje sou”.

Se formou em atriz na Escola Livre de Teatro de Santo André em 2005, e desde a época da formação o que mais a encantava eram as aulas de expressão corporal, em que teve a possibilidade de estudar a expressividade também a partir do conhecimento anatômico e biomecânico do movimento, essa paixão e curiosidade a levou a querer cursar Fisioterapia, inicialmente não com o intuito de clinicar mas de ampliar os conhecimentos sobre o corpo, pois se interessava trilhar uma trajetória como preparadora corporal de atores. Mas as vezes na vida é assim, tem coisa que escolhe a gente, e acabou sendo laçada pela Fisioterapia. Se formou em 2009 e nesse período já trabalhava em uma companhia profissional de teatro, desenvolvendo alguns projetos que demandavam uma dedicação de tempo que não a possibilitavam conciliar com a prática fisioterapêutica, enquanto clínica, mas os conhecimentos estavam lá e foi entendo como fazer o trânsito entre uma coisa e outra, descobrindo que na verdade esses dois saberes podem muito bem andar juntos, e assim tem sido nos seus trabalhos, arte e saúde como estratégias para o cuidado integral.

E foi justamente o trabalho artístico que a levou de volta aos estudos acadêmicos, a partir de uma pesquisa na Cia de Teatro que tinha como temas o feminino e violência contra a mulher. No projeto além da pesquisa para a realização do espetáculo realizávamos também alguns encontros para conversas e práticas corporais com mulheres vizinhas à sede da companhia, localizada no bairro da Penha- ZL de SP, elas apresentavam questões referentes às suas percepções de corpos e saúde de mulheres, o que a fez querer entender mais sobre as mulheres e estar preparada para atendê-las e compartilhar suas descobertas. Foi então que resolveu fazer uma especialização em Fisioterapia na Saúde da Mulher. Esse processo foi um divisor de águas, não apenas profissional como também pessoal, e com ele descobriu o universo da doulagem (até então bem distante), que a fez redescobrir e reencontrar a mulher que ela é, apontando novas possibilidades de conexão, cura, troca de saberes, ancestralidade, militância, colocando-a em contato com muitas outras mulheres maravilhosas que a apontaram caminhos, a pegaram pela mão, deram empurrãozinho e a trouxeram até aqui para novos encontros e novos desafios.

Edi Cardoso é Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário São Camilo (2009), com especialização em Saúde da Mulher pela Universidade Federal de São Carlos (20018), Doula formada pelo Mulheres Empoderadas – Revelando Doulas (2016). Possui Curso de Pilates Completo – Solo, Bola e Aparelhos – Voll Pilates (120 horas) – abril/ 2018 . Cursando Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares pela APGDS Brasil.

Atua como preparadora corporal e reeducadora do movimento. Realiza atendimentos nas afecções ortopédicas, motoras e saúde da mulher (uroginecologia).

Realiza acompanhamento gestacional, preparação para o parto e atendimento no puerpério. Ministra aulas de expressão corporal, pilates e reeducação postural para grupos e atividades educacionais em saúde.