Atraso de fala: quando devo me preocupar?

Atraso de fala: quando devo me preocupar?

Comumente chamado de atraso de fala”, o atraso no desenvolvimento da linguagem se caracteriza pela demora de alcançar os marcos de linguagem (compreensão e/ou expressão) e fala relacionados a cada faixa etária, nos primeiros três anos de vida. Tal quadro pode ser identificado nas crianças que apresentam: ausência completa da linguagem oral, articulação imprecisa, vocabulário restrito, dificuldades na estruturação de sentenças e/ou em organizar o pensamento.

Apesar de cada criança ter um ritmo próprio do desenvolvimento, tem-se um tempo médio em que é esperado que a maioria dos bebês adquira uma habilidade. Em relação ao desenvolvimento de linguagem expressiva, o bebê deve iniciar a produção das primeiras palavrinhas aos 12 meses, em um aumento gradativo e contínuo. E a quantidade delas deve, em um curso habitual, aumentar até um conjunto de 30-40 emissões diferentes aos 18 meses. Nessa idade, o bebê inicia a junção de 02 palavras, como por ex “quer água”, “cadê bola?” O primeiro grande boom de vocabulário acontece entre 18 e 24 meses, quando o bebê passa a falar, em média, 150 palavras. Aos 24 meses, espera-se também que a criança produza frases simples (02 ou 03 palavras) para pedir, recusar, comentar, interagir e contar histórias, de forma completamente compreensível por adultos próximos.

A partir de uma avaliação, o fonoaudiólogo pode identificar os obstáculos para o desenvolvimento linguístico adequado e orientar a família em como estimular o bebê no dia a dia. Além disso, ao identificar um atraso de linguagem, o fonoaudiólogo deve investigar o desenvolvimento auditivo da criança, isso porque, para falar bem, deve-se ouvir bem!

Como parâmetros, lembre-se: Aos 2 anos, a criança deve ser entendida por adultos do seu convívio e, aos três anos, ela já deveria pode ser compreendida por qualquer pessoa desconhecida.

Texto de Lílian Khun (@ecompasso) Fonoaudióloga.

#fonoaudiologia #atrasodefala#primeirainfancia #fono#vempralumos