O que é dermatite atópica?

O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica (DA), também conhecida como eczema atópico, é uma doença de pele inflamatória e crônica, não contagiosa, decorrente de alterações imunológicas e alérgicas, bem como relacionada a fatores hereditários, ambientais e emocionais.

Cerca de 20% da população infantil apresenta dermatite atópica, sendo que 60% dos casos se manifestam no primeiro ano de vida e apenas 5% dos casos se prolongam até a fase adulta.

As principais manifestações clínicas são ressecamento da pele, podendo gerar lesões eritematosas (vermelhas), descamativas, escoriações e crostas com muita coceira local.

Em bebês, as lesões predominam nas bochechas, pescoço, couro cabeludo e podem progredir para o resto do corpo. Já nas crianças maiores, adolescentes e adultos a DA atinge locais de dobras como braços e pernas, além da face na região de pálpebras e pescoço.

Uma vez com suspeita de dermatite atópica, é importante a investigação de desencadeantes alérgicos como alimentos, ácaros, fungos e animais pois a alergia pode ser um importante fator causal.

O objetivo do tratamento da dermatite atópica visa o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção das recorrências.

Devido à pele ressecada, a hidratação intensa e correta da pele é a base do tratamento. Algumas orientações para o tratamento e manutenção de uma pele bem hidratada:

O banho deve ser com água morna;
Depois do banho, ainda no banheiro e com pele úmida, passar o creme hidratante receitado pelo especialista;
Sempre usar sabonetes líquidos e neutros, já que os em barra – na sua maioria – não atingem o PH ideal que a pele precisa;
Não usar bucha ou esponja;
O uso de antihistaminicos (antialérgicos) pode ajudar no controle da coceira, e algumas vezes são utilizados medicamentos tópicos como corticóides e derivados da calcineurina para controle das lesões. Em casos mais graves, corticoesteróides ou imunosupressores via oral podem ser necessários.

Se a criança apresentar sintomas de dermatite, procure um especialista em alergia ou dermatologia para acompanhamento e melhor elucidação do caso.

Texto por Heloísa Tabet (@drahelo_pediatra), Pediatra e Alergologista

#pediatria #alergia