02 fev Bebê com cólica: como lidar?
Choro intenso, sem causa aparente, sem nada que faça melhorar e que começa por volta das 3 semanas de vida em um bebê SAUDÁVEL E SEM QUALQUER DOENÇA. É a famigerada cólica!
⠀
Estudos mostram que cerca de 20% dos bebês apresentam cólica! É muito, né? E as causas não estão apenas na barriga, como muitos pensam. A cólica faz parte do desenvolvimento de alguns bebês. Ela está associada a imaturidade, principalmente do sistema nervoso e do trato gastrintestinal. O pico da choradeira geralmente é com 1 mês e meio de vida, e o choro diminui progressivamente até o quinto mês. É muito comum ver as mães e pais de bebês com cólica se sentirem frustrados, tristes e com sensação de incompetência por não conseguirem acalentar o bebê que chora demais. Venho informar que a culpa não é sua!
⠀
Uma característica da cólica é que ela não tem fator de melhora! E a gente fica desesperada, tentando achar uma solução… é remédio pra gases, massagem, charutinho, probiótico, mudança na alimentação e até remédio fitoterápico com carvão ativado 👀 mas sabe duas grandes verdades?
⠀
Primeiro: choro não é sinônimo de dor no bebê jovem, e é sim a única forma de comunicação do bebê! Eu sei que é difícil, mas o choro do bebê com cólica não significa necessariamente sofrimento!
⠀
E segundo, é que a cólica VAI PASSAR! Com ou sem todas essas medidas, que podem até ajudar em algum grau…Então encare a cólica mais como um estágio do desenvolvimento do bebê do que como um problema de saúde. Vai ser melhor pra todo mundo 😉 E na dúvida, converse sempre com seu pediatra 👩🏻⚕️
⠀
Texto da Gastropediatra Lygia Lauand @lygialauand
⠀
#gastropediatria #pediatria#colicadobebe #recemnascido#vempralumos