Cinco dicas valiosas sobre protetor solar

Cinco dicas valiosas sobre protetor solar

Seguem cinco dicas valiosas sobre proteção solar em bebês e crianças. O texto é do dermatologista Walter Refkalefsky Loureiro

1. Quando devo começar a passar protetor solar?
Depois dos 6 meses de idade, antes disso, a pele do bebê não está preparada o suficiente e pode aumentar a chance de desenvolver alergias. Antes dos 6 meses, deve se evitar a exposição solar direta (a não ser que exista uma indicação médica)

2. Que medidas fazer nos bebês que não podem usar protetor?
Evitar exposição direta: ficar na sombra e quando for inevitável usar roupas que cubram e de preferência com proteção UV no tecido. Esses garantem proteção equivalente a um filtro fator 50 ou mais, mesmo molhadas

3. Quantas vezes ao dia devo passar?
Principalmente neste período de férias na praia, o filtro deve ser reaplicado a cada 2 horas ou se a criança suar muito ou tomar um banho na água. Aí ela deve tomar uma chuveirada (não precisa ser banho com sabonete) e reaplicar o filtro.

4. Que tipo de filtro usar?
No mínimo com FPS30, e de preferência com FPS50 ou mais. O ideal é usar um filtro de amplo espectro que proteja para as radiações UV e infra vermelho. Quase todas as grandes marcas tem opções de filtros infantis.

5. Se passar o filtro solar, a exposição ao sol está liberada?
No nosso país, a incidência de radiação solar é muito alta no verão e o filtro solar não é um passe livre para sair no sol. Portanto, mesmo com filtro, devemos evitar exposição direta nos horários entre 10h e 16h, mesmo com filtro.



COMUNICADO IMPORTANTEMensagem às queridas famílias da Lumos.

É com muita alegria que anunciamos que a Lumos virou uma rede! Evoluindo para um atendimento ainda mais acessível, nossa equipe transdisciplinar deixa o endereço atual para atender em vários pontos de encontro presenciais, utilizando também o melhor das ferramentas digitais a fim de aproximar famílias e profissionais de saúde em uma abordagem acolhedora, sensível e atualizada.

A partir de 29 de março, vocês encontrarão os profissionais e o jeito Lumos de atender em diferentes endereços, que divulgaremos nos próximos dias. Os grupos de apoio continuam, como já vem sendo feito há um ano, semanalmente via Zoom para a troca de experiências e descobertas. Assim que possível, os encontros retomarão o formato presencial.

Para o agendamento de consultas, cada profissional terá o seu próprio canal. As informações para contato serão divulgadas muito em breve tanto no site quanto no perfil do Instagram da Lumos. E mais: a Lumos terá profissionais não só na cidade de São Paulo, mas também em outros estados do Brasil!

O que não muda são os princípios e a razão de ser deste que é o resultado de um sonho: oferecer às famílias, mais do que atendimento em saúde, acolhida e suporte.

Seguimos, juntas e prontas, para contar novas histórias em novos espaços! Contem sempre conosco!