
16 jan Cinco dicas valiosas sobre protetor solar
Seguem cinco dicas valiosas sobre proteção solar em bebês e crianças. O texto é do dermatologista Walter Refkalefsky Loureiro
1. Quando devo começar a passar protetor solar?
Depois dos 6 meses de idade, antes disso, a pele do bebê não está preparada o suficiente e pode aumentar a chance de desenvolver alergias. Antes dos 6 meses, deve se evitar a exposição solar direta (a não ser que exista uma indicação médica)
2. Que medidas fazer nos bebês que não podem usar protetor?
Evitar exposição direta: ficar na sombra e quando for inevitável usar roupas que cubram e de preferência com proteção UV no tecido. Esses garantem proteção equivalente a um filtro fator 50 ou mais, mesmo molhadas
3. Quantas vezes ao dia devo passar?
Principalmente neste período de férias na praia, o filtro deve ser reaplicado a cada 2 horas ou se a criança suar muito ou tomar um banho na água. Aí ela deve tomar uma chuveirada (não precisa ser banho com sabonete) e reaplicar o filtro.
4. Que tipo de filtro usar?
No mínimo com FPS30, e de preferência com FPS50 ou mais. O ideal é usar um filtro de amplo espectro que proteja para as radiações UV e infra vermelho. Quase todas as grandes marcas tem opções de filtros infantis.
5. Se passar o filtro solar, a exposição ao sol está liberada?
No nosso país, a incidência de radiação solar é muito alta no verão e o filtro solar não é um passe livre para sair no sol. Portanto, mesmo com filtro, devemos evitar exposição direta nos horários entre 10h e 16h, mesmo com filtro.