14 mar Vamos nos libertar do refluxo?
Seguem algumas dicas:
1- DO QUE SE TRATA: é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e cabidade oral, mais conhecido como regurgitação.
2- SEMPRE É DOENÇA? Nããão!! Existe o refluxo fisiológico, que é aquele causado por imaturidade do sistema digestivo do bebê e o patológico, aquele que é uma doença e precisa de tratamento.
3- COMO DIFERENCIAR CADA UM? São características do refluxo fisiológico: o bebê está super bem, ganhando peso, feliz da vida, volta leite o dia todo mas não prejudica em nada a vida dele. Já a doença do refluxo: o bebê está constantemente irritado e incomodado, nada feliz, não ganha peso adequadamente, pode ter anemia, adota posições como a hiperextensão do pescoço. Falei das regurgitações? Não, né?! É porque nem sempre elas existem na doença do refluxo, o que é chamado de relfuxo oculto.
4- UM BEBÊ QUE REGURGITA O DIA TODO PODE ESTAR NORMAL? DUVIDO!! Não duvide, são os chamados, regurgitadores felizes. Aqueles bebês que vivem de lencinho/babador por aí e estão ótimos. A quantidade de regurgitações não determina se o refluxo é fisiológico ou patológico, e sim uma série de outros sinais em conjunto. Como ja disse, tem bebê com relfuxo que não regurgita. Não tome isso como parâmetro.
5- ISSO TEM REMÉDIO? Sim, o remédio para o refluxo fisiológico é adotar posições mais verticalizadas e esperar o tempo passar. Melhora muito até os seis meses. Já para a doença do refluxo, deve ser diagnosticado em consulta pediátrica e tratado com medicamentos + medidas não farmacológicas.
Dra Vania Gato – pediatra e neonatologista da Lumos Cultural