fbpx
 

Como preparar as mamas para o aleitamento?

Como preparar as mamas para o aleitamento?

Como preparar as mamas para o aleitamento? A nossa pediatra Vânia Gato (SOS Pediatra) conta em 10 dicas:

1- A primeira dica valiosa é: NÃO EXISTE PREPARO DE MAMAS NA GESTAÇÃO! Não é para passar nada, esfregar com bucha, ficar remexendo no bico, etc.

2- Ainda não tem criança = quando tiver criança, tudo estará preparado. Confie no seu corpo e nos seus hormônios.

3- O uso de buchas é uma orientação antiga, com o objetivo de deixar a aréola mais resistente. Porém, viu-se que as buchas causam micro ferimentos na aréola e mamilo e isso pode infectar. Além disso, nossa aréola possui glândulas secretoras de um lubrificante natural para auxiliar nessa adaptação.

4- O que causa fissuras é a pega incorreta. Algumas mães possuem mais sensibilidade que outras e podem sentir dor ao amamentar. Por isso é importante que um profissional experiente em amamentação avalie a mamada o mais precoce possível.

5- Agora que sabemos que não existe preparo das mamas, vamos saber que existe o preparo para amamentar exclusivamente. Informação é a palavra-chave. Leia sobre os mitos da amamentação, frequente grupos de apoio, converse com quem amamenta/ou.

6- Organize-se para priorizar a amamentação no seu dia a dia. Redistribua funções como cuidar da casa, das contas, da comida, etc. Monte sua rede de apoio, isso é fundamental.

7- Escolha um pediatra que seja amigo da amamentação DE VERDADE!

8- Livre-se de bicos artificiais (chupeta, bico de silicone, mamadeira). A idéia é fazer dar certo. Não precisamos desses objetos.

9- Não fique insegura sobre conseguir ou não amamentar. Se você está angustiada sobre determinado ponto (mamoplastia, bebê prematuro, experiencia anterior negativa…) leia sobre isso. Medo a gente combate com informação.

10- Não faça nenhuma restrição na sua dieta sem antes conversar com seu pediatra!! Alimente-se normalmente (alimentação saudável, obviamente).