fbpx

Posso sair no inverno?

O frio chegou em muitas cidades do Brasil. Junto com ele, os resfriados, as bronquiolites e também as preocupações e cuidados dos pais para que o bebê não adoeça. Uma das medidas é evitar ao máximo sair de casa por causa do frio. Será que isso faz mal?! Vamos botar a cabeça pra funcionar: quando a temperatura está mais baixa, as pessoas tendem a ficar mais em ambientes fechados. Em ambientes fechados, o ar não circula. Isso propricia infecções.

 

É por isso que as pessoas adoecem mais no inverno. Além disso, a hipotermia (baixa temperatura do corpo) faz com que nossas mucosas produzam mais secreção (muco, catarro) para lubrificar as vias aéreas (que causam coriza e obstrução nasal) e também há uma queda na imunidade, prato cheio para os germes.

 

Sabendo de tudo isso, é pra ficar com o bebê trancado dentro de casa o inverno todo? NÃO!! Continue levando a vida normalmente, fazendo passeios ao ar livre e tudo mais. Três cuidados essenciais: lave sempre as mãos, capriche jo peito/hidratação e agasalhe seu bebê adequadamente! Deste modo, ele não entrará em hipotermia. Faça passeios curtos e com bom senso. Leve o bebê para se distrair. Nos países de invernos rigorosos as crianças não saem normalmente? Por que aqui tem que ser diferente? Pense nisso!

 

Dra Vania Gato – pediatra e neonatologista da Lumos Cultural